13 outubro, 2009

Açaí


O Açaí, fruto típico da região norte do Brasil, cujo nome científico é Euterpe Oleracea, dá em cacho em uma palmeira amazônica de nome açaizeiro. O açaí é um alimento muito importante na mesa do paraense, onde o seu consumo é mais difundido. O estado do Pará é atualmente o maior produtor e consumidor de açaí do Brasil.

De uns tempos pra cá, o seu plantio difundiu-se também em outros estados do Brasil, inclusive com modificações em sua forma de consumo, com adição de frutas, mel, granola, etc.

Da palmeira do açaí, se aproveita praticamente tudo, sendo os mais habituais, o fruto propriamente dito e o palmito, que é bastante saboroso. Também se aproveia as folhas (para cobertura de casas e trançados) e as raízes, utilizadas como vermífugos.

O açaí pode ser consumido de várias formas, mas o paraense o consome mais comumente como vinho de açaí, que é a fruta despolpada na máquina de açaí após ficar de molho em água morna, ficando com a aparência de um suco, porém muito mais grosso que qualquer suco de açaí servido em qualquer outra região do país.

O paraense consome o açaí preferencialmente na hora do almoço, sem açucar, acompanhado de farinha de tapióca e / ou farinha de mandióca, charque frito, peixe frito, camarão seco e pirarucú (peixe da região amazônica). Outras formas de consumo bastante apreciadas são o sorvete de açaí, preferencialmente da sorveteria Cairú de Belém, o bolo, o creme, o pudim, o bombom e a geléia.

Com a grande popularização do açaí, outras formas de consumo também são bem apreciadas, principalmente no sul e sudeste do país, onde o fruto é bastante consumido em academias como energético.



Em sua composição encontra-se uma grande quantidade de gorduras, porém são as gorduras ditas como boas, monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%) que são benéficas ao organismo, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL) e aumentado os níveis do bom colesterol (HDL). Também podemos encontrar vitaminas B1, B2, C, além de grandes concentrações de cálcio, fósforo e ferro, sendo também bastante rica em fibras, lipídeos e proteínas.

Nos últimos anos, a indústria brasileira e internacional, também vem produzindo cosméticos como shampoos, cremes e outros produtos de beleza, todos com uma vasta aceitação no mercado.


Mais: