31 outubro, 2009

Halloween no dia do Saci-Pererê

Dia 31 de outubro, comemora-se o Halloween (Dia das Bruxas) certo? Em alguns lugares do mundo sim, mas aqui no Brasil, comemora-se o Dia do Saci-Pererê.

Como forma de valorizar o folclore brasileiro em contraposição ao Halloween ou Dia das Bruxas, que faz parte da cultura dos países anglo-saxões, principalmente os Estados Unidos, foi criado o Dia do Saci-Pererê, que também comemora-se no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos.

As comemorações do Halloween foram introduzidas recentemente no Brasil devido a forte influência da cultura americana, trazida principalmente pela televisão e por cursos de língua inglesa, que comemoravam com seus alunos o dia das bruxas, como forma de deixá-los mais familiarizados com a cultura norte-americana.

Doces ou travessuras?
No dia do Halloween, as crianças se fantasiam e saem pelas ruas batendo nas casas. Quando as pessoas abrem a porta elas dizem "Doces ou Travessuras ?". Se a pessoas respondem "doces", então deverá dar doces às crianças, se não respondem ou respondem "travessuras", as crianças passam então a assustar as pessoas daquela casa.

Saci
O Dia do Saci, consta em um projeto de lei federal nº 2.763 de 2003 (que ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional), e tem o objetivo de resgatar algumas figuras do folclore brasileiro. Em São Paulo, o Dia do Saci já é uma realidade, aprovado em lei por vários municípios inclusive a capital, é comemorado em várias escolas estaduais e municipais.

E quem é o Saci?
O Saci-Pererê é um negrinho de uma perna só que tem um gorro vermelho na cabeça e um cachimbo na boca. É uma figura muito brincalhona e se diverte com animais e pessoas, fazendo travessuras, criando pequenas dificuldades domésticas e assustando viajantes noturnos com seus assobios agudos e praticamente impossíveis de serem localizados. Diz a lenda que o negrinho perdeu uma de suas pernas jogando capoeira.

Um dos maiores divulgadores da lenda do saci-pererê, foi o escritor Monteiro Lobato, que escreveu o livro "Saci-Pererê: resultado de um inquérito" após colher informaçõs com os leitores do jornal o Estado de São Paulo. Monteiro Lobato também escreveu o Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde o saci sempre aparecia fazendo suas travessuras, que posteriormente virou uma série de sucesso na Rede Globo.

Com Halloween ou com Saci, o importante é se assustar, ou melhor, se divertir.

A charge é de J.Bosco do Lápis de Memória

Compare Preços
Halloween

30 outubro, 2009

eBook Web 2.0 Erros e Acertos - Um Guia Prático Para o Seu Projeto



Já está disponível para download gratuito o eBook Web 2.0 Erros e Acertos - Um Guia Prático Para o Seu Projeto. Um livro de Paulo Siqueira com  ilustrações de Orlando Pedroso.

No eBook, o autor escreve de forma clara, didática e bastante envolvente, sua experiência à frente de um projeto Web 2.0. Suas experiências são enriquecedoras e acabam por tornar-se um verdadeiro guia para aqueles que querem aventurar-se em um projeto para a web.

O eBook está dividido em partes, onde Paulo Siqueira aborda em detalhes todas as fases do projeto, desde a idéia inicial, o investimento, a programação, passando ainda pela propaganda online, os erros e acertos e o futuro do projeto.

Por tratar-se de um relato prático e real, da concepção à execução, o eBook é uma leitura obrigatória a todos que tenham curiosidade em saber como funciona ou queiram fazer na prática um projeto para a Web, especialmente estudantes, desenvolvedores, analistas, gerentes e executivos de TI, professores e blogueiros.

O lançamento e divulgação ocorre no Twitter e também através de um processo colaborativo envolvendo mais de 80 blogs. A licença do eBook é Creative Commons.

Foram sábias as palavras de Gilberto Schwartz, que prefaceou o eBook, quando disse: "Um sonho que se sonha só, é só um sonho. Um sonho que se sonha junto é real. Mas um sonho que se faz junto é mais que realidade, é um projeto sustentável". Aquilo que era apenas uma idéia, passou a ser um projeto e hoje é uma realidade (digi.to). Faça o download, leia o livro e comprove o que estou falando.

O autor, Paulo Siqueira, é mestre em Engenharia de Software pelo IPT e atualmente trabalha no UNICEF como Gerete de TI no Paquistão. Tem vasta experiência e já trabalhou para UN-ICTY, IFES-USAID, ICS-UNIDO, Banco Mundial, UNV-PNUD, Banespa-Santander, em várias partes do mundo.

As ilustrações ficaram a cargo de Orlando Pedroso, ilustrador e artísta gráfico, colaborador do jornal A Folha de São Paulo, com publicações na grande imprensa, além de ilustrações e capas para diversas editoras como a Moderna, Ática, Ediouro, Salamandra entre outras.

O prefácio é de Gilberto Schwartz, jornalista, sociólogo e economista, é professor de Iconomia no Curso Superior do Audiovisual na USP, líder do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento e Coordenador no Brasil do Consórcio PRO-IDEA


Faça o download grátis do eBook Web 2.0 Errose Acertos - Um Guia Prático Para o Seu Projeto.


Estão participando do lançamento do eBook Web 2.0 - Erros e Acertos - Um guia prático para o seu projeto, os seguintes blogs:
Irradiando Luz, Dossiê Alex Primo, Não Zero, UsuárioCompulsivo, Nerds Somos NozesZerotrack, Blog de Seo e Webstandards, iceBreaker, Luz de Luma, yes party!, Vivo Verde, Cova do Urso, Grãos de Areia pelo Infinito, atblog, DE Consulting, Nota Zer0!, TecnoCT, Leitura na Tela, Antes da HORA, Tecnologias digitais e Educação, Tecnologias, Educação e algo mais…, Virtual Z1, Uhu, galera!…, Blog do Carlos Fran, Blog do Locoselli, Blog de Renato Salles, Lua internauta, Mundo Desbravador, Fonte de Alegria, Lar da Veterinária, Origine Italiana, Arthur Araujo, Luana Giampietro, Blog do Zemarcos, blog EJM, Notícia e blog, Mídia Boom, [In]Commun Séries, Blogando com Vc!, Grupo NGJ, Voxtopia, pribi.com.br, Blog da Mari Rocha, Unidade Avançada, Blog Windows Brasil, Preparando a Redação, Usuário Nokia, Léo.Lopes – Portfólio, Blog do Netmind, Sylvester Stallone Brasil, Códigos Blog, Brasil Critical, Security Total, Ricardo Campos: Reflexione, Actividade, Açaí Grosso, Muleque Doido, Ernandes Rodrigues, cajuinas, Educação a Distância, WebGringos, Fruição e Escrita, Informática Desvendada, Midlife, Popzei!, Berdades da Boca P’ra Fora, My Percepções, Liso-Sapiens, Blogger Pessoal, Neurônio 2.0, Vondeep, The worst kind of thief, Thiago Antonio, Marcus Monteiro, Franquia Empresa, Blog Mídias Sociais, Abre Aspas, Chronus Blog, Sedentarismo Intelectual, PopNutri.

27 outubro, 2009

22 outubro, 2009

PortableApps.Com inclui Google Chrome Portable e Skype Portable em seu Suíte de Aplicações


Finalmente o Suíte de Softwares Portáveis Gratuito PortableApps.Com lança as versões portáveis do Google Chrome (Google Chrome Portable) e Skype (Skype Portable) em seu incrível suite de softwares portáveis.


Não sabe o que é o PortableApps.Com ?
PortableApps.com Suite™ é uma coleção completa e totalmente gratuita de aplicações portáveis incluindo navegadores (web broser), leitores de email, pacote office, agenda, mensagens instantâneas, antivírus, áudio player, vídeo player, games, gerenciadores de senhas, leitores de PDF, utilitários de backup, tudo isso em um menu integrado e todos configurados para funcionar a partir de um simples pendrive, que você pode levar pra qualquer lugar.

Totalmente Grátis
Não existe nenhum custo envolvido, o pacote PortableApps.COm Suite é 100% grátis. Não contém nenhum tipo de spywares ou propagandas. Não é necessário nenhum hardware adicional ou comprar qualquer tipo de software. Não precisa fornecer o seu endereço de email e por ser totalmente gratuíto e aberto, você é livre para copiar e compartilhar com quem quiser.


Plataforma Aberta
Por ser totalmente em plataforma aberta, funciona em qualquer tipo de equipamento como pendrives, iPod, HD portáteis, drives usb, etc.


Site Oficial
PortableApps.Com

Faça o Download do PortableApps Grátis

17 outubro, 2009

Cachorras de Biquini - Moda íntima.

Se você chegou aqui depois de procurar "Cachorras de biquini" no Google, então não vai se arrepender, veio ao lugar certo. Dá só uma olhada nisso.



Tem mais aqui.

13 outubro, 2009

Ranking do Twitter Brasil


Ranking do Twitter atualizado em 16/02/2010
De quem são os twitters mais seguidos do Brasil?

Alguns usuários do Twitter no Brasil já alcançaram a marca de mais de um milhão de seguidores, como o Luciano Huck, Mano Menezes e o programa televisivo Fantástico, sendo considerados os campeões de audiência (ou de seguidores) no Twitter Brasil. Outros destaques são os humoristas do CQC, Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Marcelo Tas, Marco Luque, e Oscar Filho, todos figurando entre os vinte mais seguidos.

Quem acaba de integrar a lista dos top 20 é Willian Bonner na 20a. posição 13a.e Sandy na 20a. posição 19a. posição. @IveteSangalo ultrapassa @RafinhaBastos e já é a 4a.

O Twitter tornou-se uma verdadeira febre no Brasil e no mundo, superando por aqui o tão badalado Orkut. Para quem quer saber quais são os twitters mais seguidos do Brasil, preparamos abaixo um ranking com os top 20 do twitter Brasil. Alguns também chamam esse ranking de Ranking da Twittosfera do Brasil.


Ranking do Twitter (Mais seguidos):

RankTwitterSeguidores
1 @huckluciano1,716,454
2 @manomenezes1,352,337
3 @showdavida1,336,612
4 @ivetesangalo629,648
5 @rafinhabastos620,399
6 @danilogentili544,846
7 @marcoluque516,470
8 @marcelotas509,868
9 @mionzera460,546
10 @rodrigovesgo452,417
11 @claudialeitte439,662
12 @programapanico387,664
13 @realwbonner370,847
14 @oceara363,459
15 @angelicaksy363,254
16 @bgagliasso355,226
17 @rubarrichello325,463
18 @oscarfilho313,943
19 @sandyleah308,104
20@HugoGloss296,981


Ranking Atualizado em 16/02/2010

Veja também:

Açaí


O Açaí, fruto típico da região norte do Brasil, cujo nome científico é Euterpe Oleracea, dá em cacho em uma palmeira amazônica de nome açaizeiro. O açaí é um alimento muito importante na mesa do paraense, onde o seu consumo é mais difundido. O estado do Pará é atualmente o maior produtor e consumidor de açaí do Brasil.

De uns tempos pra cá, o seu plantio difundiu-se também em outros estados do Brasil, inclusive com modificações em sua forma de consumo, com adição de frutas, mel, granola, etc.

Da palmeira do açaí, se aproveita praticamente tudo, sendo os mais habituais, o fruto propriamente dito e o palmito, que é bastante saboroso. Também se aproveia as folhas (para cobertura de casas e trançados) e as raízes, utilizadas como vermífugos.

O açaí pode ser consumido de várias formas, mas o paraense o consome mais comumente como vinho de açaí, que é a fruta despolpada na máquina de açaí após ficar de molho em água morna, ficando com a aparência de um suco, porém muito mais grosso que qualquer suco de açaí servido em qualquer outra região do país.

O paraense consome o açaí preferencialmente na hora do almoço, sem açucar, acompanhado de farinha de tapióca e / ou farinha de mandióca, charque frito, peixe frito, camarão seco e pirarucú (peixe da região amazônica). Outras formas de consumo bastante apreciadas são o sorvete de açaí, preferencialmente da sorveteria Cairú de Belém, o bolo, o creme, o pudim, o bombom e a geléia.

Com a grande popularização do açaí, outras formas de consumo também são bem apreciadas, principalmente no sul e sudeste do país, onde o fruto é bastante consumido em academias como energético.



Em sua composição encontra-se uma grande quantidade de gorduras, porém são as gorduras ditas como boas, monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%) que são benéficas ao organismo, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL) e aumentado os níveis do bom colesterol (HDL). Também podemos encontrar vitaminas B1, B2, C, além de grandes concentrações de cálcio, fósforo e ferro, sendo também bastante rica em fibras, lipídeos e proteínas.

Nos últimos anos, a indústria brasileira e internacional, também vem produzindo cosméticos como shampoos, cremes e outros produtos de beleza, todos com uma vasta aceitação no mercado.


Mais:

10 outubro, 2009

Círio de Nazaré em Belém do Pará.


Acontece amanhã (10/10/2009) no segundo domingo de outubro em Belém do Pará, o Círio de Nazaré, a maior procissão religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo.
Belém espera receber cerca de 2 milhões de pessoas em suas ruas para acompanhar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré que teve a sua primeira romaria no ano de 1793, sendo considerada uma das mais tradicionais procissões religiosas do mundo.
Os romeiros percorrem cerca de cinco quilômetros em aproximadamente cinco horas entre a Catedral Metropolitana de Belém e a Basílica de Nazaré.

Nos quinze dias de festa religiosa, além das manifestações e romarias espontâneas, acontecem cerca de onze romarias oficiais na seguinte ordem: traslado, romaria rodoviária, romaria fluvial, romaria dos motociclistas, trasladação, o Círio propriamente dito, a romaria da juventude, o círio da crianças, a cicloromaria, o círio da festa e o recírio.

Nossa Senhora de Nazaré é a padroeira dos paraenses.

Saiba mais sobre o Círio:
Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Portal Basílica Santuário de Nazaré
Vídeos sobre o Círio de Nazaré